PBIC/PBIT/FAPERO-DC
Protocolo: 35690.560.23619.23082022
Kenia Michele de Quadros Tronco
Ronepablo da Silva Alves
Amanda Santos Ferreira
Beatriz Aparecida Nunes Simão
Herbário é uma coleção científica de plantas, utilizados em diversos estudos, relacionado à morfologia, genética, ecologia, biogeografia entre outros. Essa coleção pode ter vários anexos, contendo outros tipos de materiais vegetais que auxiliam na identificação das espécies, como a fototeca, xiloteca, germoteca e carpoteca. A fototeca é a coleção de fotos da árvore e de seus propágulos vegetativos (ramos) e reprodutivos (flores, frutos e sementes). Também é possível trazer na fototeca, as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento da espécie. A xiloteca se configura como a coleção de partes do lenho das espécies, enquanto a germoteca é a coleção de sementes e diásporos florais, e a carpoteca é a coleção de frutos, tanto secos quanto carnosos. Ambas as coleções são a base para diversos estudos relacionados à Ciência Florestal, e vital para o conhecimento de produtos madeireiros e não madeireiros. O ensino passa por diversas transformações nas metodologias de sala de aula. Entretanto, o objetivo final é sempre a ciência e sua aplicação, a reflexão, elevação do espírito crítico do aluno e formação de cidadão. É preciso dar ênfase à fase altamente tecnológica que o ensino está se emoldurando, sendo que as mídias digitais e tecnológicas já fazem parte da rotina de aprendizagem de grande parte das gerações.
QR Code é a sigla para o termo Quick Responsive Code, e se traduz como código de resposta rápida. Se configura como um código de barras bidimensionais que pode ser lido e interpretado por qualquer celular que possui câmera. Para a criação do QR code, há vários aplicativos de alta qualidade e não pagos Essa facilidade auxiliou para que essa tecnologia esteja bem difundida, principalmente no ensino, facilitando o acesso à diferentes tipos de informações à qualquer pessoa que tenha um celular com câmera. Dessa maneira, se configura como uma mecanismo multidisciplinar de compreensão de diversas Ciências e que perpassa por diversas disciplinas, inclusive podendo ser utilizado por outros cursos e Programas de Pós-Graduação. Dessa maneira, fica evidente que permitir utilização de meios eletrônicos, como a ferramenta de QR Code para alavancar a Universidade no seu tripé ensino-pesquisa-extensão. No que tange o ensino, o QR Code se enquadra nos princípios do Mobile Learning (VIERA; COUTINHO, 2013), conceito que pode ser traduzido como “aprendizagem móvel” ou entendido como uma ferramenta para a educação, com a conexão das tecnologias móveis. Portanto, o ensino aliado à tecnologia dos códigos QR code podem modernizar e alavancar o ensino, movido pela dinâmica e o apelo nas tecnologias por parte dos alunos. Aliado a esse fato, o empoderamento trazido por essa tecnologia é gigante, já que com uma fotografia, é possível todos terem acesso à conteúdos de fácil abordagem e compreensão, tornando o aluno parte do processo de aprendizagem, principalmente em assuntos altamente teóricos, que acabam por desestimular o aluno.
O Campus da Unir em Rolim de Moura oferece os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Pedagogia, Educação, Educação do Campo e História. Para todos os cursos, esse projeto terá alguma contribuição, seja para aprofundamento do ensino de ciências florestais, seja por meio da educação ambiental ou simplesmente o empoderamento dos usuários do local.
Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), esse projeto tem aderência ao ODS 4 - Educação de qualidade, ODS 15 – Vida terrestre, ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação. Em relação ao ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, o projeto contribui no sentido de diminuir a lacuna entre conhecimento científico e conhecimento popular, além de promover a inclusão digital de todos. Quanto ao ODS 15, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade, o projeto visa o engajamento da comunidade para a educação ambiental, trazendo empoderamento àqueles que usam o espaço do Campus de Rolim de Moura para lazer e aprendizado. Já o ODS 16, que faz menção à promoção de sociedades FAPERO - Projeto - 2 de 8 pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, o projeto potencializa o tripé ensino-pesquisa-extensão, preconizado pelas IFES, permitindo um ambiente aconchegante de aprendizado para a comunidade acadêmica, permitindo a multidisciplinaridade entre os cursos oferecidos. E para o ODS 17, que visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, o projeto traz a educação ambiental como balizador, oferecendo livre acesso à conhecimentos florestais e propagação dessas espécies.
Considerando as áreas prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , segundo Portaria n° 5.109 de 16 de agosto de 2021 (BRASIL, 2021), esse projeto contempla as áreas de Tecnologias Habilitadoras, Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias para Qualidade de Vida e Tecnologias para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em relação às Tecnologias Habilitadoras, contempla o setor de Internet das Coisas, que visa contribuir para a base de inovação em produtos intensivos em conhecimento científico e tecnológico, pois o projeto traz a difusão de conhecimento através de dispositivo digital, o QR code, facilitando o acesso à todos. Já na área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, contempla o setor de Preservação Ambiental, sendo que o objetivo é contribuir para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e preservação ambiental.
Dessa maneira, o projeto traz uma proposta de difusão de conhecimentos, por meio da educação ambiental, proporcionando a interação da comunidade com as espécies florestais do local. Em relação às Tecnologias para Qualidade de Vida, o projeto contempla o setor de Tecnologias Assistivas, sendo que o objetivo é contribuir para a melhoria da oferta de produtos e serviços essenciais para uma parcela significativa da população brasileira. Para tanto, serão identificadas as espécies do Campus, coletado material para posterior herborização. As espécies serão descritas dendrológica e silviculturalmente. Então serão confeccionadas placas de PVC e serão instaladas próximo à base da árvore contendo nome comum e científico e código QR code, que orientará para o site REProflor, contendo fotos e as descrições completas da árvore.